SEJA M BEM VINDOS

Esse canal de comunicação está à sua disposição. Suas dúvidas, reclamações, denúncias, homenagens, elogios sobre os serviços prestados ou simplesmente passar a sua informação. Podem ser encaminhados através do e-mail:diegoysangelos@hotmail.com

Aguardamos o seu contato.

domingo, 22 de abril de 2012

Ponto Novo: Barragem que esta com 55% de capacidade

 
Com mais de um ano e alguns meses sem chuvas abundantes em nossa região, as consequências da estiagem vem provocando uma mudança no cotidiano dos pontonovenses.
A situação se mantém desde o início de 2011e tem sido tratada como a seca mais grave dos últimos 30 anos. Para Salvador Brito, coordenador-geral da Cordec, é este longo tempo, que já dura mais de um ano, que gera gravidade econômica e, por conseqüência, social, para a população do sertão baiano. “O clima nessa região, em geral, já é seco por natureza.
Desde 2011 não acontecem chuvas satisfatórias. A de março [do ano passado] não foi boa; a do inverno foi chuvinha fina, que molhou um pouco a terra, mas não formou nenhuma reserva de água. “De lá para cá não choveu mais e cada dia que passa a situação se agrava”, afirmou.
A equipe de reportagem do Portal Acontece.net esteve visitando a barragem da cidade de Ponto Novo(BA); e o que registramos torna-se uma situação de preocupação com declínio acentuado no nível de água conforme e visível nas fotos e vídeo desta reportagem. 
 
Nesta ultima quarta-feira (11 de Abril de 2012) o nível da capacidade da barragem era de 55%, segundo informações dos funcionários do setor, a barragem vem recebendo em media 500 mil litros por segundos, entretanto, vem liberando para o consumo uma media 1.000 litros por segundos. Somente o projeto de irrigação no setor industrial+ pequenos agricultores utilizam em media 1.500 litros por segundos para irrigar as áreas produtivas.
 
E mais, nesta reportagem a nossa equipe registrou que o nível da agua baixou para menos 2 metros, caso continue assim, em fase de declínio acentuado chegando ate 8 metros poderão prejudicar o sistema de abastecimento da embasa, que poderá por sua vez tomar outras estratégicas para evitar situações de falta agua na cidade.
Enquanto isso, o poder publico através da prefeitura vem tomando ações de combate a seca em parceria com órgão estaduais com envio de caminhões pipas e outras assistências para localidades mais afetadas.   
Quem mais sofre com a forte estiagem são os munícipios vizinhos, Filadélfia, Queimadas e Caldeirão Grande que dependem dessas transposições de agua, as fotos e vídeos são o suficiente para relatar a situação do momento em nosso munícipio.
Redação: Ailton Cerqueira e Marcos Cleyton(PORTAL ACONTECE.NET)

Nenhum comentário:

Postar um comentário